Danacol

Considerações Gerais


Nos últimos anos, tendo em conta a introdução e comercialização de alimentos funcionais, novos conceitos estão a surgir para estimular mais a sua expansão global.
Estes, assim como nutrir, oferecem algo mais e alegam benefícios para a saúde. O termo "probiótico" é definido como um conjunto de organismos vivos ingeridos em determinados dose com  benefícios para a saúde. Além dos benefícios ao nível da saúde geral do indivíduo, estes produtos também têm sido promovidos como uma arma eficaz na luta contra certas doenças, tais como colesterol e hipertensão. A seguir, apresentamos um gráfico que relaciona os produtos probióticos mais recomendado por médicos especialistas.



Dada a ampla gama de produtos comercializados hoje, a nossa escolha é o produto Danacol, um leite fermentado magro, que combina o tradicional iogurte com um ingrediente de origem natural, esteróis vegetais, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Lançado em Outubro de 2004, o Danacol rapidamente se estabeleceu como uma das principais marcas. Em menos de um ano, mais de 1 milhão de famílias tinham comprado mais deste que outros iogurtes com o mesmo padrão de acção. Esse sucesso foi alimentado por 5,5 milhões de euros gastos em empresas de publicidade forte. Actualmente, existem inúmeros estudos disponíveis que justificam a escolha correcta do produto, tendo em conta a melhoria da saúde cardiovascular dos seus consumidores.


Resumo de Estudos do Danacol ®



Esses estudos mostram que o consumo diário de Danacol ® resulta em:

® Reduções significativas nos níveis de total e LDL-C no plasma após 3 semanas, mantida durante 6 semanas.

® A tendência para um efeito maior em doentes com níveis basais mais elevados de LDL-C.

® Sem efeito sobre o HDL-C ou triglicéridos.

® Sem efeito nos esteróis vegetais.
® Sem efeito na relação β-carotene/LDL-C.
® Um efeito anti-oxidativo através da redução dos isoprostano plasma de 8 (*).
® Não há grandes eventos adversos.


* 8-isoprostano: pertence à família dos eicosanóides com uma origem não enzimática, sendo produzido pela oxidação aleatória de fosfolipídios do tecido pela presença de radicais de oxigénio. Também aparecem no plasma e urina em condições normais e são elevados por stress oxidativo. É um potente vasoconstritor pulmonar e renal e tem sido apontado como um mediador causador da síndrome hepatorrenal e toxicidade de oxigénio pulmonar. 8-Isoprostane tem sido proposto como um marcador de deficiência de antioxidantes e do stress oxidativo e níveis elevados foram encontrados em fumadores pesados​​.

Conforme indicado na embalagem o teor de esteróis vegetais de uma garrafa de Danacol é de 1,6 g. O consumo de uma garrafa diária, portanto, fornece uma dose de esteróis vegetais que produz efeitos hipocolesterolémicos eficazes.

Danacol é recomendado para qualquer pessoas que precise de controlar os seus níveis de colesterol no sangue. É recomendado para o consumo em conjunto com uma baixa ingestão de colesterol na dieta, exercício diário moderado e, quando tal seja indicado por médicos, o uso de medicamentos hipocolesterolémicos. Estes produtos não são recomendados para mulheres grávidas ou a amamentar, crianças ou adolescentes com necessidades nutricionais específicas.

® A fim de obter o máximo benefício do consumo de Danacol, pacientes com hipercolesterolemia devem tentar limitar a sua ingestão de ácidos saturados em favor dos alimentos que constituem fontes de ácidos insaturados.


         ® Recomenda-se que Danacol seja consumido com uma refeição principal, a fim de assegurar uma eficácia óptima.




      Composição Nutricional do Danacol ®


Ingredients (UK, IR and Export Countries): Skimmed milk and skimmed milk concentrate, Plant sterols (1.6%), Fiber (oligofructose), Whey powder, Stabilisers (modified maize starch, pectin, guar gum), Flavourings, Acidity regulators (citric acid, sodium citrate, calcium citrate), Sweeteners (aspartame, acesulfame K), Yogurt cultures. Contains a source of phenylalanine. Contains: Milk.

       Fitoesteróis

Os fitoesteróis são substâncias naturalmente presentes em pequenas quantidades em alimentos como nozes, sementes, frutos e óleos. De facto, a população em geral consome uma média de 0,3 g de fitoesteróis por dia em tais alimentos. Os estudos disponíveis científicos demonstraram que uma ingestão diária entre 1,5 e 2,4 g de fitoesteróis permite uma diminuição do colesterol total de 5 a 10% e os níveis de colesterol LDL, de 7 a 10,5%, sem alterações nos níveis de triglicéridos e HDL.


É necessário ter em conta o consumo de uma garrafa de Danacol diariamente por um período mínimo de três semanas, para que esses valores sejam viáveis. O aumento do consumo não resulta em maior redução desses lipídios. O mecanismo de acção envolve uma redução da absorção intestinal de colesterol exógeno proveniente de fontes alimentares e de origem biliar endógena, para a competição no trato intestinal, por os esteróis vegetais ocuparem o lugar de colesterol, deixando-o livre no intestino e, eventualmente, ser excretado para fora do corpo.

Os fitoesteróis podem, porém, diminuir a concentração sanguínea de β-caroteno (*), porém este é combatido por comer regularmente frutas e legumes. Esta redução específica em β-caroteno (aproximadamente 10-20%) não afecta as outras vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K e permanece dentro dos valores normais. Recentemente, a autoridade europeia (* AESA) informou que a população normalmente consome menos do que a dose recomendada de fitoesteróis.



* Β-caroteno: é um pigmento carotenóide antioxidante, sendo um precursor da vitamina A. A conversão de beta-caroteno em vitamina A é dada na parede do intestino delgado.

* AESA: A European Food Safety Authority é a pedra angular da União Europeia (UE) na avaliação de riscos relacionados com segurança alimentar e alimentação.